Águas termais ajudam no tratamento de várias doenças

Caldas novas oferece muito mais do que um simples banho nas águas termais!

foto-galeria-materia-620-0z8h

Ás águas termais de Caldas Novas é a grande atração turística que encanta a todos que escolhem essa cidade como roteiro de viagem, por ela passam milhares de turistas a procura dessas águas que além de proporcionarem diversão também ajudam a tratar alguns tipos de doenças.

A crença popular dos antigos curadores diz que as águas termais podem curar ou ao menos aliviar os sintomas de quase todas as enfermidades. Leonado da Vinci já usava a água das fontes italianas para aliviar seu problema de gota.

Mas como surgiu as águas termais de Caldas Novas?

Em 1722, o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (o filho), chegou aos sertões dos Guaiases à procura de ouro. Aqui chegando encontrou diversas fontes de águas quentes, no local que, mais tarde recebeu o nome de ribeirão das águas quentes, hoje Pousada do Rio Quente. Entretanto as fontes termais da Serra de Santa Cruz ficaram praticamente abandonadas por cerca de 50 anos. Apenas os índios, nativos da região, tinham o privilégio de se beneficiar dos medicinais e revigorantes banhos de águas termais.

Essa situação se manteve até por volta do ano de 1777 quando Martinho Coelho de Siqueira, um garimpeiro paulista, oriundo das terras de santa cruz, chegou nas matas da região à procura de caça. Foi então que aconteceu um dos episódios mais curiosos e marcantes da história de Caldas Novas. Ao ouvir o latido de seus cães, correu na direção do barulho, crente de que havia algum animal por perto. Qual não foi a sua surpresa, ao se deparar com seus cachorros escaldados pelas águas quentes. Desse momento em diante as águas termais passou a ser vista com outros olhos, todos queriam saber como aquela água brotava do solo em uma temperatura tão quente.

Taunay3

Mas hoje já se sabe que o fenômeno das águas quentes decorre de características geológicas e topográficas, e são aquecidas com o calor proveniente do interior da Terra, em camadas profundas da crosta terrestre.

Conheça-o-Paraíso-Das-Aguas-Quentes-Caldas-Novas1

A primeira casa de banho com as águas termais de Caldas Novas surgiu em 1910 quando o Major Victor de Ozeda a construiu para seus familiares e amigos, funcionava onde hoje é o Balneário Municipal. As instalações eram de madeira e tinha apenas duas banheiras. O sucesso foi tanto que o número de convidados só aumentava. Dez anos mais tarde, em 1920, os herdeiros do major Victor e o médico Ciro Palmerston construíram em sociedade o primeiro balneário público, com duas banheiras esmaltadas e três cimentadas.

Balneário-Municipal

Mas os primeiros grandes empreendimentos surgiram somente na década de 1960 e 1970, com o clube CTC, Country Clube e Tropical Thermas. Hoje Caldas Novas se tornou um dos mais importantes polos turísticos de Goiás, com estrutura hoteleira desde as mais simples até as mais sofisticadas.

dsc-1522-6616181_g

As águas quentes são provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram a superfície, trazem em dissoluções sais minerais e gases, que pelas suas composições físico-químicas, possuem comprovadas propriedades terapêuticas tanto para o banho quanto para ser ingerida.

Magic City

As águas termais servem para prevenção e tratamento de uma série de doenças, como a fibromialgia, artrose, infecção urinária, problemas respiratórios, de circulação, pressão alta, doenças do fígado, diabetes, distúrbios gastrointestinais, doenças de pele e até mesmo proporcionam bem-estar físico e tratam a obesidade e depressão, entre outras.

850_400_termas

Efeitos Benéficos:

*Afecções do aparelho digestivo

*Aumento da diurese e excreção do ácido úrico

*Estimulante do metabolismo das glândulas endócrinas

*Produz efeito sedativo sobre o sistema nervoso

Tabela com a composição química das águas termais:

Anidrido carbônico total (CO2)95,6 mg/l
Anidrido carbônico (CO2)16,7 mg/l
Alcalinidade10,5 partes
Matéria orgânica1,1 mg/l
Cloretos (CI)0,4 mg,l
Sulfatos (SO4)8,4 mg/l
Nitratos (NO3)0,7 mg/l
Nitratos (NO2)0,1 mg/l
Sílica (SIO2)34,7
Ferro (Fe)0,2
Alumínio (AI)0,2 mg/l
Cálcio (Ca)21,3 mg/l
Magnésio (Mg)5,9 mg/l
Amônio (Nh-1)Traços
Alcalinos76 mg/l

Fonte: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aproveite suas férias e venha se beneficiar das maravilhosas águas termais de Caldas Novas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *