Pontos turísticos de Caldas Novas- Serra de Caldas

Os viajantes que chegam em Caldas Novas estão em busca das temperaturas cálidas que fazem a fama das águas termais que nascem na região. Mas, além de desfrutar do relaxamento proporcionado por elas, vale a pena também conhecer o lugar que garante essa experiência única: um dos pontos turísticos de Caldas Novas, o Parque Estadual da Serra de Caldas, indicado para quem quer curtir um turismo ecológico.

privecaldas18O “Parque Estadual da Serra de Caldas Novas” (PESCAN) está localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, no Sudeste Goiano e distante somente 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia.

Possui uma área de 123 km2 em formato elipse, sendo o topo constituído de um grande platô, as laterais com encostas que formam muralhas naturais, e o sopé da serra fazendo divisão com fazendas e loteamentos urbanos.

Foi criado em 1970 com o objetivo maior de proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal, principal agente no desenvolvimento do complexo turístico e de lazer que se estabeleceu na região, fazendo dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, o maior complexo hoteleiro do mundo a utilizar estes recursos termais em associação ao turismo.

Somente em 1998, através de recursos de FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS (como ressarcimento do impacto ambiental causado pela instalação da Usina Hidrelétrica de Corumbá I na região), ganhou moderna e harmoniosa infra-estrutura física com Sede Administrativa, Centro de Recepção, Alojamento para Pesquisadores e Guardas.

Considerado pequeno em termos de proteção do bioma Cerrado, possui contudo uma amostra bem conservada deste ecossistema.

Sua proximidade urbana facilita o acesso da comunidade e dos turistas, o que conseqüentemente obriga a um controle da visitação, de forma que o Parque cumpra sua missão de preservador do Cerrado e do manancial hidrotermal, pois a Serra de Caldas é importante ponto de recarga deste manancial.   Ao mesmo tempo em que promove a visitação, sem causar impacto negativo ao ambiente, o Parque é um agente ativo em Educação Ambiental junto à comunidade e espaço destinado à pesquisa do Cerrado.

Parque Estadual Serra de Caldas, um dos pontos turísticos de Caldas Novas que vai encantar você!

Pagina-Caldas-Novas-Novilha-de-Ouro-Serra-de-Caldas

Esse é um dos pontos turísticos de Caldas Novas que está cercado de lindas paisagens naturais onde se desenvolve o turismo ecológico. O Parque Estadual da Serra de Caldas oferece trilhas pelo cerrado e belíssimas cachoeiras, além de conservar o manancial termal.

Esse é um dos pontos turísticos de Caldas Novas para quem gosta de estar próximo da natureza, pois além de cerrado preservado, nele é possível visitar um museu de animais empalhados.

caldasnovas_animais_serra

Os visitantes podem optar também por fazer trilhas. No percurso mais longo, com cerca de um quilômetro e muitos degraus, o turista demora mais de uma hora para chegar ao destino, uma cachoeira conhecida popularmente como paredão. A queda d’água de 6 metros forma um poço de águas cristalinas, onde é possível se refrescar após a caminhada.

Parque-Estadual-da-Serra

Não perca a chance de conhecer um dos pontos turísticos de Caldas Novas mais encantador!

O parque é aberto todos os dias, das 8:00 hs às 15:00 hs, e recebe cerca de 3 mil pessoas por mês. Em julho, devido ao período de férias, esse número chega a dobrar

Não perca tempo e venha desfrutar desse paraíso ecológico.

Veja um vídeo abaixo com algumas imagens do Parque Serra de Caldas.

 

 

1 Comment

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *